BNDES: TRANSPARÊNCIA

É comum circular nas redes sociais textos sobre os financiamentos do #BNDES as exportações de bens e serviços brasileiros de engenharia. Muitos deles ancoram-se em premissas falsas, razão pela qual o Banco reitera:
O BNDES financia a venda para o exterior de bens e serviços brasileiros de alto valor agregado. Isso gera divisas para o Brasil. O BNDES desembolsa em R$, no Brasil, à empresa brasileira exportadora. O importador (que pode ser um país ou uma empresa) paga ao Banco, com juros, em US$ ou EUR.
Atualmente, EUA e Argentina são o principal destino dessas operações.
As exportações de serviços de engenharia movimentaram 4.044 fornecedores no Brasil (2.785 MPMEs), que empregaram em média 590 mil pessoas/ano até 2014.
O BNDES passou a exigir, nessas operações, declarações de lisura do comprador no exterior e da empresa brasileira exportadora.
O Banco também instaurou Comissão de Apuração Interna para investigar a correção de seus financiamentos e contratou auditorias externas de empresas de reconhecimento internacional. Nenhum desvio de conduta ou fraude foi identificada dentro do BNDES.
Todas as operações contratadas com o Banco estão disponíveis consultando o link https://lnkd.in/d_JdiSf